Palestra: Por uma Cultura de Direitos
- Tipo da Atividade: Mobilização
- Data: 28/03/2025
- Participantes: 73
- Parceiros: Associação dos Filhos e Amigos de Vicência
- Local: Auditório da Casa das Juventudes de Surubim/PE
O evento aconteceu no espaço cultural “Auditório da Casa das Juventudes de Surubim/PE, espaço cultural governamental que funciona como sede para atividades culturais diversas especialmente do setor cultural. O espaço abriga uma área relativamente grande, com acessibilidade, banheiro e outras instalações. No local acontecem sessões de cineclube, apresentações e serve como ambiente para debates do interesse do setor cultural e estudantil. O local é uma referência para atividades educativas e socioculturais. Um espaço conservado, limpo, aconchegante, inclusivo e cheio de referências de personalidades da cultura naturais da cidade.
O evento começou pontualmente às 19:30h e se estendeu até às 22:30h. Abrindo o evento, aconteceu uma apresentação da Cia Surubinense de Dança que fizeram bela performance evidenciando o frevo pernambucano. Logo após, as boas vindas foi realizada por Débora Duarte (Diretora Municipal de Políticas Culturais que recepcionou os presentes e franqueou a palavra a coordenadora do Comitê de Cultura de Pernambuco, Joana D’Arc Ribeiro falou da política dos Comitês e da importância da retomada do Ministério da Cultura. Em sua fala para o público, Joana D’Arc esboçou introdutoriamente o tema do encontro “Por uma Cultura de Direitos Humanos”. A mesa foi formada por Débora Duarte acima mencionada e também por membros do Conselho Municipal de Surubim e das cidades vizinhas de Bom Jardim e Frei Miguelinho.
A facilitador da Mobilização foi Jefte Amorim (Professor Universitário em Comunicação). O facilitador trouxe o tema com muita propriedade e de forma interessante abordou os Direitos Humanos, seu histórico, conceitos e de forma interessante e dinâmica conseguiu unir a temática e seus desdobramentos para inspirar possibilidades de elaboração de projetos culturais que contemplem esse debate. O tema foi exposto com ampla e efetiva participação do público já bastante inteirado dos assuntos relacionados aos editais públicos de fomento à cultura. O trabalho de Jefté foi admirável porque utilizando recursos como a leitura de imagem, análise de comerciais e peças de divulgação trouxe à tona reflexões importantes acerca dos Direitos Humanos e as deturpações da atualidade sobre o tema motivadas pelo radicalismo político.
O público presente era majoritariamente de pessoas residentes de Surubim, mas também de pessoas das cidades vizinhas de Bom Jardim, Frei Miguelinho e Casinhas. Todo o público somava pessoas envolvidas com a atividade cultural: produtores, atrizes de teatro, cineclubistas e também artesãos e artistas plásticos. Merece destaque a presença do Mestre Noé da Ciranda, Joel Severino (escultor), João Marcelo (realizador audiovisual) e Daiane Lopes (Biblioteca da cidade de Bom Jardim). O público participou ativamente das discussões, favorecendo a troca de informações. Estavam presentes artistas, produtores culturais, membros do Conselho Municipal de Cultura, membros de coletivos, grupos culturais, estudantes, poetas.
Após o momento foi servido lanche patrocinado pela diretoria municipal de cultura.
O evento terminou com grande entusiasmo e com a satisfação expressa nas falas. Entre as falas merece destacar a presença de Rayane Conserva, agente territorial local que marcou presença e expôs sua opinião sobre o evento de mobilização.
CONECTE-SE COM O COMITÊ
Siga-nos nas redes
Grupo de Informes do Comitê
Fechado para mensagens, somente informes do Comitê.

