Palestras e Debate: artistas e grupos culturais, como se formalizar? (+certificação de pontos de cultura)
- Tipo da Atividade: Mobilização
- Data: 19/09/2024
- Participantes: 48
- Parceiros: Centro Dramático Pajeú de Serra Talhada
- Local: Sede da Associação de Poetas e Prosadores de Tabira
A Ação de Mobilização ocorreu na sede da Associação de Poetas e Prosadores de Tabira – APPTA, em Tabira/PE, no dia 19 de setembro de 2024, das 18h às 22h. A programação foi aberta com as falas de Adeval Soares, Presidente da APPTA; do produtor Paulo André Pires, representante do Coletivo Luzeiro; de Rosalie Nunes, enquanto agente territorial IADH/Sebrae e membro da Rede Criativa do Pajeú e de Isabelly Moreira, Coordenadora da OSC CDP, que destacou o papel do Comitê de Cultura e a importância de realizar ações nas cidades interioranas do estado, favorecendo mestres e mestras da cultura popular e toda classe artística que não tem tanto acesso às atividades de formação e a momentos de escuta e de tira-dúvidas acerca das políticas nacionais de incentivo à cultura.
Em seguida, foi realizada, pelo facilitador Karl Marx, uma palestra e debate com o tema: artistas e grupos culturais, como se formalizar? (+certificação de pontos de cultura), tendo esse momento sido bastante enriquecedor para troca de contatos da classe artística presente e também para interação com dúvidas que foram sanadas acerca do tema proposto.
Após a palestra, aconteceram as apresentações culturais com o Recital com Poetas da APPTA, que reuniu vários poetas e poetisas presentes integrantes da Associação, que declamaram versos dos mais distintos temas e estilos, incluindo uma breve apresentação de uma dupla de violeiros cantadores. Em seguida, foi a vez da apresentação de dança com o Grupo de Xaxado Bandoleiros de Solidão.
O evento contou com a participação de 48 pessoas, além do suporte técnico de 4 membros da equipe do Comitê de Cultura em Pernambuco. Os participantes representaram os municípios pernambucanos de Tabira (30 pessoas) e Solidão (18 pessoas). Foram convidados também representantes de Santa Terezinha e São José do Egito, mas estes não puderam comparecer.
A articulação para a realização da Mobilização se deu por meio de convites enviados às secretarias e diretorias municipais de cultura, solicitando apoio para o transporte dos participantes até Tabira. Convites também foram enviados virtualmente (por e-mail e WhatsApp) para instituições, artistas e espaços culturais das quatro cidades focais (São José do Egito, Santa Terezinha, Solidão e Tabira).
Foi constatada uma dificuldade de articulação de participação maior da sociedade na Ação de Mobilização devido o período eleitoral que envolve toda a cidade, uma vez que as cidades menores acabam tendo um envolvimento político mais frenético e pessoal. Alguns artistas não puderam se fazer presentes por estarem trabalhando diretamente com os trâmites das campanhas, por exemplo. Além disso, houve o fato de que, por ter ocorrido o falecimento de um líder político da região, de grande expressão estadual, todo calendário das atividades políticas de Tabira passou por alteração, tendo sido adiado, exatamente, para a data da Ação de Mobilização que, a essa altura, já havia feito ampla divulgação das ações com envios de cards e releases, se tornando, assim, impraticáveis quaisquer possibilidades de suposta adequação de mudança de data.
Outro problema apontado para a junção de público das cidades circunvizinhas é a falta de transporte alternativo que possa fazer o translado das pessoas interessadas, já que os carros que cumprem as funções das lotações costumam encerrar suas atividades no período da tarde e os representantes das pastas de Cultura das prefeituras alegam que não conseguem atender à solicitação de disponibilizar transportes gratuitos para os seus artistas locais.
Mesmo com todas as considerações e empecilhos encontrados, a Ação ocorreu de forma exitosa, com um público significativo que interagiu, participou e ficou até o fim da atividade.
A Mobilização também contou com o apoio da APPTA, que disponibilizou seu espaço físico para sediar a Ação.
CONECTE-SE COM O COMITÊ
Siga-nos nas redes
Grupo de Informes do Comitê
Fechado para mensagens, somente informes do Comitê.

